Estamos todos no mesmo barco...

"Estamos todos aqui, neste planeta, por assim dizer, como turistas. Nenhum de nós pode morar aqui para sempre. O maior tempo que podemos ficar são aproximadamente cem anos. Sendo assim, enquanto estamos aqui deveríamos procurar ter um bom coração e fazer de nossas vidas algo de positivo e útil. Quer vivamos poucos anos ou um século inteiro, seria lamentável e triste passar este tempo agravando os problemas que afligem os seres humanos, os animais e o ambiente".

Somente o amor humaniza...

"Podemos ser independentes, inteligentes, modernos, sofisticados... Mas sem amor seremos ocos e sem graça".

01 abril 2009

Pense Verde...

VOCÊ TAMBÉM PODE AJUDAR A PRESERVAR A NATUREZA COM PEQUENAS ATITUDES NO SEU DIA-A-DIA.

Economize Água:
Segundo a ONU, a escassez de água já atinge mais de 2 bilhões de pessoas. Esse número pode dobrar em menos de 20 anos.
Não deixe a torneira aberta mais tempo que o necessário e conserte os vazamentos. Uma única torneira pode desperdiçar, em um dia, 46 litros de água.

Prefira Produtos Biodegradáveis:
Vários produtos de limpeza e higiene contêm substâncias químicas, tóxicas. Muitas demoram a se degradar no meio ambiente. Substitua produtos de limpeza à base de cloro por vinagre para desengordurar, e, bicarbonato de sódio para limpar as pias e vasos sanitários.

Consuma Produtos Naturais e Orgânicos:
Alimentos orgânicos e naturais, além de mais saborosos, são mais saudáveis pois não possuem agrotóxicos e respeitam os ciclos das plantas, insetos e pássaros essenciais para a manutenção da nossa vida.

Apague a Luz:
Apague as luzes que não estão em uso. Abra as janelas, desligue o ar-condicionado e utilize conscientemente o chuveiro e o ferro de passar roupa.

Cultive Áreas Verdes:
Cultive gramados e jardins, mantenha pavimentado apenas o que for indispensável.
A infiltração no solo verde faz a água chegar mais lentamente aos rios, córregos e represas, e isso reduz as enchentes.

Recicle o Lixo:
Cerca de 40% do lixo encaminhado para a reciclagem volta para os lixões e aterros urbanos. Note o que é o lixo comum: papéis sujos e sanitários, papel-carbono, papel de fax, plastificados, papéis mistos (metalizados, plastificados, parafinados), etiquetas adesivas, clipes e esponjas de aço, copos de café, sacos de salgadinho, embalagens de biscoito, isopor, filme fotográfico, misturas de plástico com metal (como as embalagens de queijo ralado), espelhos, lâmpadas, vidros planos (como vidros de janelas).
O lixo orgânico (restos de comida) também deve ir para a coleta comum, a menos que haja local próximo onde seja feita a compostagem - transformação dos resíduos em adubo. O restante: vidros, metais, papéis e plásticos recicláveis devem ser encaminhados para a coleta seletiva municipal ou para as cooperativas de catadores.
Use papel reciclado ou certificado, disponíveis no mercado.
Ao usar o computador, imprima somente o necessário, aproveitando os dois lados da folha.
Pratique também a redução do consumo e a reutilização de materiais antes de dispensá-los.

Evite Transporte Individual:
Usar transporte coletivo é uma importante opção em favor do Meio Ambiente.
Procure também fazer o transporte solidário, dando carona a um colega de trabalho ou na hora de levar as crianças para escola, além de diminuir o prejuízo ao Meio Ambiente, essas são formas de ganhar tempo, economizar dinheiro e fazer amigos, diminuir a quantidade de carros nas ruas etc.

Evite o Uso de Sacolas Plásticas:
Uma Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos revela que são consumidos anualmente 500 bilhões a um trilhão de sacos plásticos no mundo. Menos de 1% dos sacos plásticos é reciclado.
Um estudo de 1975 demonstrou que as embarcações transoceânicas lançam aproximadamente 4 milhões de kilogramas de sacos plásticos ao mar por ano. As lixeiras do mundo não estão inundadas de plástico porque a maior parte do plástico acaba no oceano. Com o passar do tempo os sacos plásticos se decompõem em petro-polímeros menores e mais tóxicos que contaminarão os solos e as vias fluviais matando milhares de vidas marinhas que morrem depois de ingerir os sacos plásticos, confundindo-os com comida.
Muitos países proibiram os sacos plásticos gratuitos, cobrando impostos por eles. Os sacos plásticos são feitos de polietileno: um termoplástico que se obtém a partir do petróleo. Reduzindo o uso dos sacos plásticos, diminuirá o consumo de petróleo, recurso não renovável que gera tantos conflitos.

O que podemos fazer?
Utilizar as sacolas de tecido, ou sacolas de material retornável para fazer compras, assim você estará contribuindo para o Meio Ambiente e reduzindo a enorme quantidade de sacolas plásticas que são fabricadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Depois que cumprimos as missões impostas no berço — ter uma profissão, casar e procriar — passamos a ser livres, a escrever nossa própria história, a valorizar nossas qualidades e ter um certo carinho por nossos defeitos. Somos os titulares de nossas decisões... Que bom que a minha vida hoje, está bem mais em conta!!
Sejam benvindos e deixem aqui um tanto do seu pensar.
Um abraço!!