Estamos todos no mesmo barco...

"Estamos todos aqui, neste planeta, por assim dizer, como turistas. Nenhum de nós pode morar aqui para sempre. O maior tempo que podemos ficar são aproximadamente cem anos. Sendo assim, enquanto estamos aqui deveríamos procurar ter um bom coração e fazer de nossas vidas algo de positivo e útil. Quer vivamos poucos anos ou um século inteiro, seria lamentável e triste passar este tempo agravando os problemas que afligem os seres humanos, os animais e o ambiente".

Somente o amor humaniza...

"Podemos ser independentes, inteligentes, modernos, sofisticados... Mas sem amor seremos ocos e sem graça".

03 setembro 2009

Liberdade para quê?

"Quanto menos um grupo é capaz de se levantar e de se organizar contra a opressão, mais facilmente ele é oprimido". (P. Singer)

Assim, pelo fato dos animais não realizarem levantes ou reivindicações, usualmente seus interesses são solapados pelos interesses dos humanos que, não raras vezes, não passam de caprichos e não movidos pela necessidade de sobrevivência. A manutenção, por exemplo, de animais engaiolados resulta de um capricho humano que interfere em um interesse genuíno e lícito destes animais que é o de não serem aprisionados.
Contudo, o princípio de igualdade deveria levar em consideração os interesses de cada espécie e não somente os de nossa própria. Assim, a consideração com interesses não deveria levar em conta a aparência nem tampouco apenas a capacidade de se expressar.
Lógico que os interesses são distintos em espécies distintas, assim o bem estar de crianças deve considerar a possibilidade de aprender a ler, escrever etc e, o bem estar de determinado animal pode exigir que apenas os deixemos em paz, na companhia dos seus e podendo voar ou correr livremente.
Não compre animais silvestres de origem ilegal;
Os racistas violam o princípio da igualdade ao considerarem seus interesses superiores aos interesses de membros de outra raça, caso estes sejam conflitantes. Os especistas permitem que os interesses de sua espécie se sobreponham aos interesses de outras espécies. O padrão é idêntico em ambos os casos. Com relação ao tráfico, as pessoas permitem que o seu interesse em manter o animal cativo sobrepuje o interesse de liberdade do animal. Se avaliados, qual interesse é mais fútil?

"Não podemos ver a beleza essencial de um animal enjaulado, apenas a sombra de sua beleza perdida" (J. Allen)

Liberdade. Esta simples palavra que representa algo abstrato, difícil de ser definido, já causou mais guerra e sofrimento à humanidade que qualquer outra que possa ser considerada. Seria difícil imaginar um povo ou época histórica em que não houvesse havido luta e guerra não por fortunas ou tesouros mas, por liberdade. Esta simples palavra - o bem mais precioso do cidadão. Tanto que o é garantido pela constituição e é na privação da mesma que se baseia nosso sistema penal.
Assim, o Art. 5o da Constituição garante a todos o direito à liberdade, somente podendo esta ser cerceada por desrespeito à determinada Lei. Infelizmente isto não se estende as outras espécies e a liberdade dos animais é usurpada sem maiores considerações éticas.

Contudo, analise ... e da próxima vez que vir um pássaro em uma gaiola ... considere a justiça de se manter um inocente em prisão perpétua.

Portanto, "A questão não é eles pensam ? Ou eles falam ? A questão é: eles sofrem."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"Depois que cumprimos as missões impostas no berço — ter uma profissão, casar e procriar — passamos a ser livres, a escrever nossa própria história, a valorizar nossas qualidades e ter um certo carinho por nossos defeitos. Somos os titulares de nossas decisões... Que bom que a minha vida hoje, está bem mais em conta!!
Sejam benvindos e deixem aqui um tanto do seu pensar.
Um abraço!!