Estamos todos no mesmo barco...

"Estamos todos aqui, neste planeta, por assim dizer, como turistas. Nenhum de nós pode morar aqui para sempre. O maior tempo que podemos ficar são aproximadamente cem anos. Sendo assim, enquanto estamos aqui deveríamos procurar ter um bom coração e fazer de nossas vidas algo de positivo e útil. Quer vivamos poucos anos ou um século inteiro, seria lamentável e triste passar este tempo agravando os problemas que afligem os seres humanos, os animais e o ambiente".

Somente o amor humaniza...

"Podemos ser independentes, inteligentes, modernos, sofisticados... Mas sem amor seremos ocos e sem graça".

15 março 2008

Quelônios... Jabuti, Cágado ou Tartaruga?

(Foto: Modelo Rhafael Cristo)
Se não sabe, então, procure saber a diferença entre os tipos de répteis quelônios, e não trate mais jabuti de cágado ou tartaruga. Rss... Ok?!

Jabuti, Cágado ou Tartaruga?
Estes animais são encontrados facilmente como animais de estimação, porém muitas pessoas desconhecem o animal que possuem. Eles pertencem à classe dos répteis, como os jacarés, lagartos e cobras. São animais de sangue frio, isto é, o corpo deles não produz calor, por isso sempre os sentiremos gelados. Pelo mesmo motivo sempre os veremos tomando banho de sol. O jabuti, o cágado e a tartaruga são animais da ordem chelonea, possuem o corpo coberto por uma carapaça (casco), e a pele das patas e a cabeça recoberta por escamas. Todos eles botam ovos (ovíparos) em buracos que cavam nas margens dos rios, lagoas ou nas praias.

>> Você sabe qual a diferença entre eles?

  • Os Jabutis são unicamente terrestres, sendo encontrados em florestas (jabutitinga) e campos (jabutipiranga). Por viverem no chão possuem as patas adaptadas para andar, lembrando as patas dos elefantes, tendo os dedos unidos até a unha. O pescoço é sempre recolhido para trás. Sua carapaça é alta e arredondada. São onívoros, ou seja, alimentam-se de frutas, verduras, pequenos invertebrados e às vezes de material em decomposição.
  • Os Cágados habitam água doce de rios, lagoas e lagos. Por isso possuem as patas adaptadas para nadar, com uma membrana entre os dedos. A carapaça é achatada para facilitar a natação. Estes recolhem o pescoço lateralmente. Sua alimentação varia com a espécie de cágado, existem vários tipos, alguns são vegetarianos, alimentando-se apenas de plantas aquáticas e outros são carnívoros, alimentando-se de pequenos peixes.
  • As Tartarugas são principalmente marinhas, mas algumas espécies são encontradas em água doce. As espécies marinhas possuem as patas transformadas em nadadeiras (em forma de remo), o corpo é achatado como os dos cágados, porém recolhem o pescoço para trás como os jabutis. A alimentação também varia com a espécie, como ocorre com os cágados.

O comércio de animais silvestres é regulamentado pelo IBAMA, que fornece autorização para lojas ou Pet Shops poderem comercializar jabutis e tartarugas. As tartarugas de água doce chamadas de tigre d’água e os jabutis deverão ser oriundas de um criadouro cadastrado junto ao IBAMA, portanto ao comprar algum destes animais exija a nota fiscal com o nº de registro junto ao IBAMA, assim você estará ajudando a combater o tráfico ilegal de animais silvestres. Comprando animais legalizados você também receberá todas as informações de como cuidar da melhor forma de seu animal, normalmente as lojas não autorizadas deixam de informar ou fornecem dicas erradas, inclusive sobre a alimentação recomendada.

Caso você tenha alguma dúvida de como cuidar de seu animal entre em contato com um veterinário especializado, ele poderá ajuda-lo. Lembre-se: nunca solte na natureza um animal que você não quer mais, pois você estará fazendo mal para ele e para o ambiente. Doe-o para o Zoológico da sua cidade.

9 comentários:

  1. Olá Cassia Maciael Achei muito Importante seu,
    Documentario sobre os Quelônios,gosto muito deles!!!
    Eu sou Técnica em Meio Ambiente de Belém do Pará, e gostria de falar sobre os Quelônios no,
    meu TTC o qui você acha? é bom?

    ResponderExcluir
  2. Certamente é um tema muito interessante, principalmente se for observado quanto "conservação e manejo" de quelônios no Brasil, cujo consumo em séculos de exploração sem limites, segundo pesquizadores, já levou ao esgotamento de determinadas espécies, e ainda é crescente a procura por espécies menores que hoje, também apresentam sinais de declínio,

    ResponderExcluir
  3. Cassia, tudo bem?
    Eu e meu esposo queremos um jabuti, mas pretendemos adotar. Imaginamos que ha muitos animais maltratados e abandonados que precisam de um lar. So que por razoes obvias, queremos fazer uma adocao legal. Sabe onde podemos encontrar um animal?

    Abracos e obrigada pelas dicas

    Heloiza Canassa
    Sao Paulo

    ResponderExcluir
  4. Cassia, tudo bem?
    Eu e meu esposo queremos ter um jabuti, mas pretendemos adotar um. Voce poderia nos dizer onde fazer isso legalmente? Nao precisa ser em Sao Paulo, podemos trazer de outro lugar.

    Abracos e obrigada pelas dicas,

    Heloiza

    ResponderExcluir
  5. Oi, Heloiza!!
    O Jabuti que vocês pretendem adotar deve ter o nº de registro de marcação do animal. Infelizmente, eu não tenho nenhum contato que doe jabuti com devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente. Se for adquirir jabuti em criadouro ou loja, o animal deve ser devidamente documentado através de nota fiscal emitida pelo comerciante ou pelo criadouro que tem autorização do IBAMA para reproduzi-los em cativeiro. Nessa nota fiscal deve constar o nome cientifico e popular do bicho, o tipo e o número de identificação individual do espécime.
    Relembro, a vocês, que considera-se crime se a origem do animal não puder ser comprovada, sobretudo se for um animal adquirido de em estradas, depósitos, feitas livres, por meio de encomendas ou similares. Até para transportar animais silvestres são necessários documentos específicos para fazê-lo legalmente.
    Ressalto que O IBAMA e nenhum outro órgão legaliza ou regulariza a posse de animais sem origem conhecida ou que tenham sido adquiridos em desacordo com o que foi estabelecido por Lei. Quem tem um animal silvestre deve primeiramente cuidar bem desse animal, fornecendo a ele alimento e acomodação adequados e, sobretudo, não adquirir outro sem a devida permissão, autorização ou licença do IBAMA. O infrator tem a opção de procurar voluntariamente o Ibama para entregar o animal sem sofrer penalidades. Porém, caso opte por manter o animal sem origem legal, se houver denúncias contra ele, estará sempre sujeito à aplicação da lei de crimes ambientais.
    Fico feliz por você e o seu esposo estarem consciente de que não devemos adquirir animais silvestres sem origem legal.

    Entrem em contato com a unidade do IBAMA mais próxima, eles poderão auxiliar melhor ou talvez até indicar um contato para doação legal.

    Saudações ecológicas e libertárias,

    Cassia Maciel.

    ResponderExcluir
  6. bom dia, eu adotei um casal de jabutis, a fêmea é piranga e o macho é tinga, só que a minha fêmea nunca deixa que ele cruze com ela, é por que são de raças diferentes?? meu email para resposta é mondaini1@hotmail.com. obrigada

    ResponderExcluir
  7. Oi Cássia!!
    Eu acabei de ganhar um cágado filhote, e gostaria de saber se preciso de um registro do IBAMA para criá-lo, ou não. E se caso precisar qual procedimento devo tomar.Desde já agradeço.
    Olha parabéns, amei se blog.

    ResponderExcluir
  8. oi Cassia
    primeiro quero parabenizar pelo trabalho admiro tua profissão, mais o meu assunto é: meu pai achou um filhotinho de cágado em um ferro velho e me deu o bichinho p criar ja fiz algumas pesquisas na net de como alimenta-lo mais não vejo ele comer coloquei cenoura e banana, ele esta dentro de um aquario grande na minha varanda onde bate sol, sendo eu coloquei pouca agua e fiz uma ilha com pedrinhas de aquario e conchas e tem um coral onde ele se esconde em baixo gostaria de lhe enviar alguma fotos dele p vc ver se é Femea ou macho e +/- a idade dele e o que posso fazer para ele crescer saudável e se eu estou fazendo algo errado

    ResponderExcluir
  9. desculpe eu esqueci de te mandar o meu email
    ramine.sodreoliveira@gmail.com

    ResponderExcluir

"Depois que cumprimos as missões impostas no berço — ter uma profissão, casar e procriar — passamos a ser livres, a escrever nossa própria história, a valorizar nossas qualidades e ter um certo carinho por nossos defeitos. Somos os titulares de nossas decisões... Que bom que a minha vida hoje, está bem mais em conta!!
Sejam benvindos e deixem aqui um tanto do seu pensar.
Um abraço!!