Hoje em dia, mais do que nunca, a água é essencial ao homem. Usamos a água em nossas casas, nas fábricas, em plantações, entre outros. Porém, a cada dia, o homem polui mais e mais os ambientes aquáticos tão necessários a vida. Ou seja, enquanto a população mundial aumenta, o suprimento de água potável diminui.Enquanto alguns países da África e do Oriente Médio sofrem com crônicos problemas de escassez de água, o Brasil, que tem a maior reserva de água doce do planeta, está, literalmente, jogando esse trunfo fora. Em vez de utilizar seus fartos recursos hídricos para o desenvolvimento, o país vive errando, seja pelo crescimento desordenado de suas cidades, pela poluição dos rios ou pelo esperdício (o Brasil é um dos países que mais desperdiçam água no planeta).
O desperdício residencial é o campeão. No Brasil, o desperdício de água chega a 70% e nas residências temos até 78 % do consumo de água de uma residência sendo gasto no banheiro. Tudo isto pode mudar com simples mudanças de hábitos.
Veja os exemplos a seguir:
- · Ao lavar as mãos, feche a torneira na hora de ensaboá-las;
- Para escovar os dentes ou fazer a barba, faça o mesmo. Só volte a abrir a torneira na hora de enxaguar;
- Os vasos sanitários podem consumir até 40% da água de uso doméstico. Racionalize o uso da descarga;
- Regule periodicamente a válvula de descarga;
- Nunca jogue papel, pontas de cigarros ou lixo dentro do vaso, pois podem causar entupimentos.
- Os banhos demorados consomem 37% da água de uso doméstico. Quando estiver se ensaboando, faça-o com o chuveiro fechado. Não deixe o chuveiro ligado à toa.
- Se for indispensável o uso da mangueira, utilize sempre um esguicho (tipo bico). Assim, quando você não a estiver utilizando, o fluxo de água é interrompido;
- Evitar lavar as calçadas, garagens e carros várias vezes por semana, assim como irrigar os jardins;
- Na hora de lavar o automóvel, troque a mangueira pelo balde de água.
- Não use o jato da água para varrer o chão. Use a vassoura;
Nenhum comentário:
Postar um comentário
"Depois que cumprimos as missões impostas no berço — ter uma profissão, casar e procriar — passamos a ser livres, a escrever nossa própria história, a valorizar nossas qualidades e ter um certo carinho por nossos defeitos. Somos os titulares de nossas decisões... Que bom que a minha vida hoje, está bem mais em conta!!
Sejam benvindos e deixem aqui um tanto do seu pensar.
Um abraço!!